Promotor investiga prefeito de São José do Peixe por adquirir produtos acima do preço
A portaria foi assinada no dia 21 de fevereiro deste ano pelo promotor de justiça Edgar dos Santos Bandeira Filho.O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para investigar denúncia contra o prefeito Celso Antônio Mendes Coimbra, do município de São José do Peixe, acusado de ter adquirido gêneros alimentícios por valores acima dos praticados pelo mercado.
A portaria foi assinada no dia 21 de fevereiro deste ano pelo promotor de justiça Edgar dos Santos Bandeira Filho, da 1ª promotoria de justiça de Floriano.
O órgão ministerial recebeu representação apontando supostas irregularidades no contrato de nº 49/2023 assinado com a empresa Vitória Dias Araújo (nome de fantasia Distribuidora 3 Irmãos) para aquisição de gêneros hortifrutigranjeiros, mediante dispensa de licitação.
O promotor realizou uma busca no sistema informatizado do TCE e não encontrou nenhuma publicação de edital de licitação com o objeto em questão nos últimos dois anos (2022 e 2023), e nem foi constatado a ocorrência de licitação fracassada.
Foi realizado também uma pesquisa de preços sobre alguns itens contratados pela prefeitura e foi constatado que o prefeito pagou preços muito acima da média, fato que pode caracterizar em ato de improbidade administrativa, previsto no art. 10 da lei n°8.429/92.
A 1ª promotoria solicitou ao prefeito Dr. Celso Antônio, como é mais conhecido, informações e documentos sobre o contrato. Porém, o gestor não atendeu a requisição.
Foi encaminhado novo ofício ao prefeito para que apresente, num prazo de 10 dias, cópia integral do Processo de Dispensa de Licitação nº 028/2023 - Processo Administrativo nº 056/2023, bem como dos documentos referentes à execução do contrato n° 49/2023, como a solicitação dos produtos adquiridos, notas fiscais, comprovantes de recebimento dos produtos e comprovantes de pagamento. E a cópia do processo licitatório em que não ocorreram interessados (Licitação Fracassada), que justificou a contratação mencionadas.
Outro lado
O blog procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Prefeito de Alagoinha do Piauí firma contrato de R$ 144 mil sem licitação com empresa
O extrato foi publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 08 de janeiro deste ano. -
Promotora investiga prefeito de São João da Varjota por contratar empresa de sua mulher
A empresa Attiva Planejamento fica localizada no bairro Canto da Várzea, no município de Picos. -
Promotor investiga falta de transporte escolar em Cajueiro da Praia
O procedimento foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público Estadual da última quinta-feira (12) de Dezembro. -
Procuradora aciona prefeita de Piripiri no TCE e pede aplicação de multa
A petição foi protocolada no dia 03 de dezembro e está sob relatoria do conselheiro Jackson Veras. -
Juiz desaprova contas do prefeito de Barra D’Alcântara e manda pagar R$ 17 mil
O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela desaprovação das contas e devolução dos valores irregularmente arrecadados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir