Farmácias públicas divulgarão estoques de medicamentos na internet
A determinação foi sancionada e entrará em vigor no mês de janeiro de 2024.
Nesta quinta-feira (24), o Diário Oficial da União divulgou nova lei, decretando que farmácias públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que, obrigatoriamente, disponibilizar estoques de medicamentos na internet. A determinação foi sancionada e entrará em vigor no mês de janeiro de 2024.
A medida do altera o texto da Lei Orgânica da Saúde, de 1990, que aborda a promoção e funcionamento dos serviços do setor. Ao campo de atuação do SUS, detalhado na lei, a determinação do Diário adiciona a obrigatoriedade de “disponibilizar nas respectivas páginas eletrônicas na internet os estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob sua gestão, com atualização quinzenal, de forma acessível ao cidadão comum”.
Em 2019, o ex-deputado federal Eduardo Cury (PSDB-SP) foi o responsável pela apresentação da proposta original, que era inspirada em uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, em São Paulo. De acordo com Cury, ao publicarem os estoques no ambiente virtual, o sistema proporciona melhor gestão na aquisição dos medicamentos e evita o deslocamento desnecessário de pacientes. “Os pacientes perdem tempo e dinheiro nas visitas constantes às farmácias e não conseguem obter o remédio indicado, o que é, no fim das contas, um enorme desrespeito com os usuários da rede pública de saúde”, declarou.
O Ministério da Saúde, atualmente, já possibilita o acesso a uma lista mais simplificada, que faz parte do programa Farmácia Popular, parceria com a rede privada de drogarias. Na versão, são disponibilizados remédios direcionados à atenção primária à saúde que podem ser adquiridos nessa rede, porém as quantidades existentes não são informadas e não há atualização frequente dos produtos.
O Sistema Único de Saúde é responsável por gerir não só as farmácias populares, como também as farmácias hospitalares, as especializadas, que mantém medicamentos de alto custo financeiro, além das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Por Rebeca Negreiros
Com informações da Agência Brasil.
Diário Oficial da União
Saúde
Sistema Único de Saúde - SUS
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
-
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir