Brasil começa imunização com vacina bivalente nesta segunda
De acordo com o Ministério da Saúde, na primeira fase da campanha, serão vacinados pessoas acima dos 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Nesta segunda-feira (27), inicia a aplicação de vacinas bivalentes contra a covid-19 em todo território brasileiro. O Ministério da Saúde, informa que o imunizante é eficiente na melhora da imunidade contra a cepa original da doença e também contra a variante ômicron.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente possui uma eficácia e segurança semelhante as vacinas monovalentes. O órgão também informa que o público alvo inicial da campanha de vacinação são pessoas acima dos 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, na segunda etapa da campanha, serão vacinadas pessoas com idade entre 60 anos e 69 anos de idade. Já na terceira etapa, as gestantes e puérperas serão comtempladas. Por fim, na fase 4, serão vacinados os profissionais de saúde.
Segundo o ministério, as vacinas monovalentes contra a covid-19 continuarão sendo disponibilizadas para a população unidades básicas de Saúde (UBS). O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, informa que as vacinas monovalentes são eficazes contra a variante ômicron, porém, com uma vacina direcionada para a variante, os resultados são melhores.
“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos uma melhor resposta", disse.
Conforme o Ministério da Saúde, as vacinas são produzidas pelo laboratório Pfizer, e receberam a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.
Com informações da Agência Brasil
-
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir