Brasil começa imunização com vacina bivalente nesta segunda
De acordo com o Ministério da Saúde, na primeira fase da campanha, serão vacinados pessoas acima dos 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Nesta segunda-feira (27), inicia a aplicação de vacinas bivalentes contra a covid-19 em todo território brasileiro. O Ministério da Saúde, informa que o imunizante é eficiente na melhora da imunidade contra a cepa original da doença e também contra a variante ômicron.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente possui uma eficácia e segurança semelhante as vacinas monovalentes. O órgão também informa que o público alvo inicial da campanha de vacinação são pessoas acima dos 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, na segunda etapa da campanha, serão vacinadas pessoas com idade entre 60 anos e 69 anos de idade. Já na terceira etapa, as gestantes e puérperas serão comtempladas. Por fim, na fase 4, serão vacinados os profissionais de saúde.
Segundo o ministério, as vacinas monovalentes contra a covid-19 continuarão sendo disponibilizadas para a população unidades básicas de Saúde (UBS). O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, informa que as vacinas monovalentes são eficazes contra a variante ômicron, porém, com uma vacina direcionada para a variante, os resultados são melhores.
“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos uma melhor resposta", disse.
Conforme o Ministério da Saúde, as vacinas são produzidas pelo laboratório Pfizer, e receberam a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.
Com informações da Agência Brasil
-
HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. -
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir