Bombeiros reforçam ações de segurança para foliões em prévias do Carnaval no Piauí
Segundo o Corpo de Bombeiros, o objetivo é reforçar e garantir a segurança da população no período das festas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, objetivando reforçar a segurança da população, emitiu uma alerta para os organizadores dos eventos no período do carnaval, que este ano, acontecerá entre os dias 01 a 05 de março, sendo o mês de fevereiro o momento de maior fluxo da organização de prévias e blocos carnavalescos em todo o estado.
De acordo com CBMEPI, além das ações preventivas, os militares da corporação também realizam a fiscalização da montagem de estruturas como palcos, arquibancadas, e barracas, momento em que solicitam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que garante que um profissional habilitado está assumindo a responsabilidade técnica do evento.
O analista de projetos técnicos de combate à incêndios do Corpo de Bombeiros Militar, 1º tenente Pedro Bento, ressaltou a importância de emitir o atestado de regularidade para blocos de carnaval. “Durante esse processo, analisamos todos os aspectos de segurança do local como saídas de emergência, iluminação, tamanho do espaço e sua capacidade, além da presença de extintores e outros equipamentos. São aspectos fundamentais para garantir a segurança daquela estrutura e prevenir o risco de acidentes”, esclarece o tenente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os organizadores deverão apresentar os documentos antes do início do evento, com antecedência mínima de 15 dias e em caso de solicitação de vistoria, o pedido deve ser feito com até 72 horas de antecedência. Os organizadores de blocos carnavalescos que desejam regularizar sua estrutura e entender qual é a documentação exigida.
O tenente explicou ainda, como proceder em casos de estruturas permanentes e estruturas provisórias. “Para festas carnavalescas realizadas em estruturas permanentes como bares, prédios, casas de show ou estádios, é necessário que o atestado de regularidade do local junto ao CBMEPI esteja em vigor, documento que já é normalmente exigido para essas instalações. Para estruturas provisórias, os organizadores dos blocos devem possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de seguir uma série de normas específicas do regulamento de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros Militar, listadas no decreto estadual de número 17.688 de 2018", destaca Pedro Bento.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar é de suma importância emitir o atestado de regularidade dos eventos carnavalescos, pois os organizadores não só estarão cumprindo normas legais, como também prevenindo acidentes e incêndios, fazendo o controle em situações de pânico e evacuações, e garantindo um pronto atendimento em casos de emergência.
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
-
Dr. Thales Coelho diz que está avaliando convites de partidos da base governista
O parlamentar busca a reeleição e, para isso, está analisando a mudança de partido. -
Silvio vai manter relação de respeito e harmonia com a Câmara, diz Jeová Alencar
Apesar de não ter uma base consolidada, Jeová declarou que o prefeito, com sua experiência, saberá conduzir da melhor forma o diálogo com o legislativo municipal. -
Rafael Fonteles institui Política de Enfrentamento à Violência nas Escolas
Conforme a lei, um protocolo policial emergencial deve ser criado para que as escolas tenham procedimentos previamente estabelecidos em casos de atos de violência em massa. -
Existe 50% de chance de sair do PT e migrar para o Solidariedade, diz Franzé
Apesar de ser um petista histórico, Franzé já admitiu que pode deixar a sigla para garantir sua candidatura a deputado federal nas eleições de 2026. -
Senador Ciro Nogueira discute sobre projetos com vereadores de Teresina
O parlamentar participou de café da manhã com os vereadores e o prefeito Silvio Mendes, antes da solenidade de abertura do ano legislativo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir