Rafael Fonteles assina contrato de R$ 30 milhões para implementar videomonitoramento
O investimento é proveniente de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro e será aplicado em Teresina e Parnaíba.
Nessa terça-feira (28), o governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, assinaram um contrato no valor de R$ 30 milhões para implementar um sistema avançado de videomonitoramento nas cidades de Teresina e Parnaíba. O investimento é proveniente de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro.
Conforme o governo, o projeto prevê a instalação de centenas de câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. Prioritariamente foram escolhidas para receber o sistema as duas cidades com maiores índices de criminalidade do estado.

Rafael Fonteles destacou que a expectativa é de que a infraestrutura e a instalação dos equipamentos seja concluída em 10 meses, conforme apontado pela empresa responsável. Parnaína e Teresina também receberão os primeiros Centros Integrados de Comando e Controle.
“No total, serão 3 mil câmeras de última geração, totalmente integradas e com vários recursos inovadores. Essas novas câmeras irão complementar as já presentes em escolas estaduais e em outras instituições que optarem por se integrar ao sistema, com foco nas grandes áreas urbanas de Teresina e Parnaíba. A expansão para outras regiões do Estado irá ocorrer nas próximas etapas", declarou o governador.
Segundo o governo, as câmeras serão estrategicamente posicionadas em vias de circulação e áreas de grande concentração populacional. Além disso, o sistema também prevê aquisição de câmeras corporais para uso policial.
“Estamos contribuindo com esse sistema de vídeomonitoramento nos centros mais populosos do Piauí, que são Teresina e Parnaíba, colocando essas câmeras de vídeomonitoramento para poder trazer todas as informações, para levar a inteligência das ações de defesa da segurança” disse o senador Marcelo Castro.
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou um diferencial do projeto que será o desenvolvimento do algoritmo próprio de reconhecimento facial, denominado FacePI, que trabalhará em conjunto com o Lupa App, aplicativo que será disponibilizado para aproximadamente 9 mil agentes de segurança do estado
“O enfrentamento da criminalidade, a segurança pública, passa necessariamente por investimento em inteligência e tecnologia. E um dos investimentos necessários é a questão do vídeo monitoramento, principalmente a integração dos dados para que a gente possa fazer leitura de placa, reconhecimento facial, ver quem está com o mandado de prisão em aberto e tirar de circulação”, considerou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.
Governo do Piauí
SSP-PI
-
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir