Eleição antecipada para presidente na Alepi pode ser anulada, diz Franzé
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, falou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que definiu a suspensão da eleição em Tocantins.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva, declarou nesta segunda-feira (29) que a eleição antecipada de Severo Eulálio (MDB) como presidente para o biênio 2024/2025 poderá ser anulada após uma decisão do STF.
A prática de eleger parlamentares de forma antecipada aconteceu também no Tocantins, uma decisão monocrática do ministro Dias Toffoli considera que a eleição viola os princípios democráticos.
De acordo com Franzé, os deputados já se reuniram nesta manhã para tratar sobre o assunto e decidiram que vão acatar qualquer decisão do STF.
“Já sentamos hoje de manhã para fazer esse diálogo, nós vamos acatar o que o STF decidir. Houve decisão monocrática do ministro Dias Toffoli que entrará em pauta no pleno entre dia 09 até o dia 16, havendo a votação no pleno e se for pela anulação da eleição do segundo biênio em Tocantins, como no Piauí foi semelhante nós iremos através de um ato da mesa diretora levar a plenária a anulação da votação que foi realizada para o segundo biênio no Piauí. A Alepi não ficará na ilegalidade, se houver a decisão de anulação em Tocantins nós iremos anular aqui também”, afirma.
O parlamentar explicou o posicionamento do STF e destacou duas inconstitucionalidades na eleição antecipada. “Dentro do que foi estabelecido pelo Supremo tem dois vícios de ilegalidade constitucional que é a votação do segundo biênio e nós fizemos uma eleição antecipada, isso o supremo considera que deve ser corrigido”, explica.
Questionado se haverá a permanência do acordo estabelecido entre o PT e MDB, para que os emedebistas comandem a Alepi no segundo biênio, Franzé afirmou que o entendimento será o mesmo e depende da harmonia da Casa.
“Tem um ambiente que ocorreu ainda na minha eleição de que o MDB venha a ter esse direito de comandar a casa no segundo biênio, nós vamos continuar com esse diálogo para que haja harmonia e no período que houver a eleição nós continuarmos com esse acordo firmado, mas depende de uma harmonia da casa e isso nós vamos trabalhar daqui até a eleição”, afirma.
Eleição na Alepi
O deputado Franzé foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) com 30 votos para o biênio 2023-2025 no dia 1º de fevereiro, com uma novidade, a eleição dos anos subsequentes também foi definida na mesma data. Com o acordo entre os partidos, o MDB que possui a segunda maior bancada na Casa ficou com os nãos de 2025-2027.
Franzé Silva
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir