Viagora

PT é importante para a base do Dr.Pessoa, diz Antônio José Lira

O vereador falou do apoio da sigla para a gestão do prefeito diante da Câmara Municipal

Nessa terça-feira (23), o líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, vereador Antônio José Lira, falou sobre a importância do apoio do PT para a base do gestor no pleito da Casa.

Questionado se a ausência de vereadores do PT na solenidade de retorno do Dr.Pessoa à Prefeitura, era um indício de fragilidade da base, Antônio José Lira ressaltou que a sigla é necessária para gerir a gestão. 

Foto: Camila Trindade/ ViagoraAntônio José Lira
Antônio José Lira

"O PT é importante para a base, o PT tem três vereadores atuantes, o vereador Dudu, vereador Deolindo Moura e a vereadora Elzuila. Nós temos que saber o que é base política e o que base de sustentação. Não está certo é algum parlamentar querer jogar com o prefeito. Mas no caso do PT, alguém pode ser contra, já que foi anunciado candidatura, alguém não saber que eles terão candidatos? Terão. Mas se for ver em base de sustentação, eles são três votos. Nós não podemos nos dar o luxo de perder três votos. Essa que é a realidade. Nós temos 17, se a gente perder três? A gente já não tem a maioria absoluta”, declarou.

O vereador também destacou que é necessário analisar as articulações na Comissão de Constituição e Justiça, pois as decisão tomadas interferem também na base.

“Quando um projeto dá entrada aqui, ele tem que ir para tramitação. Para ir para tramitação, você tem que ter primeiro uma boa convivência com a Comissão de Constituição e Justiça, é a única comissão que não pode zerar o voto. Você tem que saber quem faz parte lá para você conviver bem. Depois você bota para votação. A maioria das votações, são maioria absoluta, ou seja, 15 votos. Algumas, maioria simples, com os que estão presente e tiver a maioria. Poucas, é quórum qualificado, ou seja, dois terços, 20 votos. Você tem que acompanhar e sempre tendo a sintonia entre Palácio e a liderança do prefeito, porque qualquer ato que venha por ventura ser colocado lá, pode prejudicar a articulação. E é esse entendimento que nós estamos tentando. Mas não é fácil, porque base repito, base era para ter sido feita antes. Por isso que alguns me questionaram, ‘você vai refazer a base?’, não se refaz o que nunca teve. A base está sendo construída”, garante.

Facebook
Veja também