Rubens Vieira quer criação de Centro de saúde da mulher em Parnaíba
O deputado estadual afirma que a criação do Centro de Referência será uma sinalização de compromisso do Governo do estado com as mulheres piauienses.
Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Rubens Vieira (PT), apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um requerimento solicitando a criação de um Centro Estadual de Referência em Saúde da Mulher em Parnaíba.
O parlamentar afirma que a promoção da saúde da mulher é um tema de grande relevo e indiscutível, e que a ação objetiva prevenir e extinguir os riscos para mulheres. “A saúde é um tema de grande relevo e de valor indiscutível. Nossa Constituição Estadual assegura em diversos pontos sua importância e necessidade de promovê-la e sabendo do compromisso do nosso Governador Rafael Fonteles com os grandiosos avanços que nosso Estado está seguindo, solicitamos tal pedido para sua apreciação, visando a prevenção e extinção de risco de doenças e outros agravos para as mulheres”, disse.

No local será ofertados exames de prevenção a do câncer de colo do útero e da mama, além de colposcopias, biópsias, exames preventivos. Também serão realizadas orientações sobre planejamento familiar, prescrição de métodos contraceptivos, inserção de DIU, programação para laqueadura tubária e serviços de consultas ginecológicas.
O deputado estadual, em justificativa ao apresentar o requerimento que o Centro de Referência em Saúde da Mulher na cidade viabilizará aa realização de ações na área clínico-ginecológica, além de atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada; atenção em situação de violência doméstica e sexual; e planejamento familiar.
O deputado Rubens Vieira afirma que a criação do Centro de Referência será uma sinalização de compromisso do Governo do estado com as mulheres piauienses.
“É importante ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde da mulher no SUS, e o Centro de Referência em Saúde da Mulher na região norte do Estado do Piauí será uma sinalização do compromisso que o Governo do Estado tem com as mulheres piauienses”, disse.
-
Promotora quer que prefeito de São João da Varjota anule contrato de R$ 96 mil
Foi fixado um prazo de 10 dias úteis para que o prefeito José dos Santos se manifeste acerca do acatamento da recomendação. -
Vamos chegar a um denominador comum, diz Marcus Kalume sobre chapa ao Senado
Marcus Kalume foi cauteloso ao declarar que nada está definido e que, através do diálogo, será possível chegar a um denominador comum. -
Promotor investiga ex-prefeito de Paes Landim por contrato de R$ 84 mil sem licitação
O contrato nº 004/2023 foi celebrado em 08 de março de 2023, com vigência de um ano, para prestação de serviços de consultoria em gestão pública educacional. -
Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de Kadrons em veículos
A legislação é de autoria do vereador Dudu Borges (PT) e visa evitar a poluição sonora causada pelo uso de escapamentos de veículos automotores. -
Prefeito de Fartura do Piauí cancela show da banda Calcinha Preta após pedido do MP
A recomendação do Ministério Público foi expedida pela promotora de justiça Gabriela Almeida de Santana.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir