Eleitos para o Programa Parlamento do Futuro na Alepi são anunciados
Os deputados e deputadas do Parlamento do Futuro exercerão um mandato de três dias.
Na manhã desta quarta-feira (22), o resultado do Programa Parlamento do Futuro, foi proclamado em solenidade realizada no salão nobre da Assembleia Legislativa, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador José James Pereira. O anúncio foi feito com a presença de vários alunos, entre eles diretores de gerências de educação representando a Seduc.
“Iniciativa brilhante, porque é uma reprodução da Ágora, na acrópole grega. Não podemos viver sem política. Política, na sua essência, é a cidade em movimento. Eu tenho aí o exercício político. Daí a política partidária para a condução dos interesses, dos mais diversos possíveis, de tal forma que, através do debate, se possa ter conclusões legítimas para a produção da paz na sociedade", salientou o desembargador José James. Além de representantes da Alepi e da Justiça Eleitoral do Piauí, representou a Seduc, Viviane Faria, superintendente de ensino da Secretaria de Educação do Piauí.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva, cada um dos eleitos terá um dos deputados estaduais como tutor. “Então nós teremos toda a estrutura de gabinete, para que o aluno conheça a estrutura das comissões técnicas onde são debatidos os projetos e que depois possa ir a plenário fazer o debate, fazer a defesa de seus projetos e esses projetos serão aprovados e depois sancionados pelo governador”, frisou.
Com a disputa teve a participação das jovens que somaram maioria no número de candidatura, foram 43 alunas e 38 alunos concorrendo e nove delas foram eleitas. A superintende Viviane Faria frisou e comemorou que, nesta eleição, a cota de 30% de participação feminina do Parlamento foi alcançada.
De acordo com Ariolino Lima, aluno do Ceti Tertulino Milton Brandão de Teresina foi um dos eleitos. "Uma das minhas propostas é juntamente com a gestão da minha escola e os alunos, elaborar projetos, na Cultura e Educação, que é o meu projeto, que eu escolhi, trazer para cá, para o parlamento, para a Assembleia, para poder correr atrás de elaborar esses projetos, fazer dar certo. Como você está se sentindo, sendo ele? Nervoso. Mas é uma experiência única, nunca vou me esquecer dessa fase na minha vida e vou levar para a vida toda", afirmou o deputado do Parlamento do Futuro que ainda será empossado.
Esses são os nomes dos 30 estudantes eleitos para participar do Programa Parlamento do Futuro: Jamile dos Santos Carvalho, Maria Victoria Lima Santos, Adrya Yasmim Cardoso Soares, Gabriel Barbosa de Carvalho, Pedro Victor de Oliveira Alves, Antony Jose Ramos Santos, Igor Samuel Soares Silva, Joaquim Ribeiro de Carvalho Neto, João Pedro Diniz Felix, João Vitor Araújo, Vinicius Gabriel Lima da Costa, Withinney dos Santos Carvalho, Wesley Felipe Bezerra Silva, Victo Manoel Gomes Araujo, Marcos Antonio Mota da Silva, Wanderson Mota e Silva Junior, Maria Eduarda Oliveira Alves, Izamara Isabela de Sousa Carvalho, Klasnic de Sousa Silva, Sthefany Vitoria Silva, Henry Carneiro de Melo, Ana Vitoria Pereira Santos, Andrey dos Reis Carvalho, Azafe Caleb Ferreira Garcia, Antonio Marciel Ferreira Marques, Luís Guilherme Monteiro Caldas, João Sotero Pedreira Filho, Luiza Maria Carvalho Silva, Luciano Henrique Ribeiro da Silva, Ariolino Lima Brito Filho.
Os deputados e deputadas do Parlamento do Futuro exercerão um mandato de três dias.
Por: Noely Alvarenga
-
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal. -
Prisão da vereadora Tatiana Medeiros foi arbitrária, diz advogado de defesa
O advogado Edson Araújo se pronunciou sobre a prisão da vereadora Tatiana Medeiros no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal. -
Justiça afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina após operação da PF
A decisão do 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí foi determinada após indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos advindos de facção.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir