Alunos disputam mandato na Alepi pelo projeto Parlamento do futuro
O Parlamento do Futuro simula uma eleição para deputados estaduais e os candidatos são estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio.
Nesta terça-feira (21), oitenta e uns alunos do ensino médio de todo o Piauí, disputam 30 vagas de deputados estaduais, pelo projeto Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).
O Parlamento do Futuro simula uma eleição para deputados estaduais e os candidatos são estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio. O projeto envolveu, desde o início, em setembro deste ano, mais de 6.500 alunos, em 21 escolas públicas estaduais das 21 Gerências Regionais de Educação, nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
Segundo o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), o TRE forneceu as urnas eletrônicas para as escolas que participam do projeto. “O Parlamento do Futuro traz para o debate político e para a construção da democracia os jovens e a sociedade, através de uma experiência com o processo eleitoral e o trabalho do Legislativo”.
De acordo com o programa, os 81 candidatos, 30 eleitos irá assumir no início de 2024, um dos mandatos de três dias. Eles conhecerão todo o legislativo do Piauí e atuarão nas principais atividades do parlamento estadual, como eleição de mesa diretora, constituição e discussão em comissões, elaboração de projetos lei e votação em plenário.
Com os estudantes parlamentares do futuro, vão elaborar um Projeto de Lei que será apresentado ao governador do Estado, e as ideias discutidas durante a realização do projeto serão disponibilizadas para que os deputados regulares possam verificar a possibilidade de elaborar outros projetos de lei na Casa.
Os estudantes simularam várias atividades características das eleições, como campanha eleitoral, debates, exposição e defesa de propostas sobre temas sociais relevantes, entre outras. Eles também se filiaram aos seguintes partidos políticos: Partido da Educação e Cultura; Partido da Saúde e Esporte; Partido da Agricultura e Meio Ambiente; Partido da Segurança Pública; Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda; Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania.
Por: Noely Alvarenga
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
-
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal. -
Prisão da vereadora Tatiana Medeiros foi arbitrária, diz advogado de defesa
O advogado Edson Araújo se pronunciou sobre a prisão da vereadora Tatiana Medeiros no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal. -
Justiça afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina após operação da PF
A decisão do 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí foi determinada após indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos advindos de facção.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir