Viagora

Eleições 2022: TRE-PI treina coordenadores de acessibilidade

Segundo o TRE-PI, o colaboradores irão auxiliar pessoas com deficiência a chegarem até a sua seção eleitoral.

O Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), está treinando eleitores que irão trabalhar como coordenadores de acessibilidade nos mais de 3.500 locais de votação em todo o Estado. O objetivo dos colaboradores será de auxiliar pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção a chegarem até a sua seção eleitoral.

Segundo o TRE-PI, os auxiliares também terão a função de prestar esclarecimentos sobre as funcionalidades de acessibilidade disponíveis na urna eletrônica, como alfabeto em braile, fone de ouvido e intérprete de libras na tela da urna, além do direito de ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação, caso seja impossível ou penoso a digitação dos números de seus candidatos/candidatas na urna.

Conforme o Tribunal Regional, os coordenadores, não necessitam ter uma formação específica, precisam ter 18 anos ou mais, e não podem ser candidatas/candidatos ou parentes dos postulantes ao cargo público, e nem que façam parte de diretórios de partido político que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; nem pertencerem ao serviço eleitoral.

Ainda de acordo com o TRE-PI, quem atuar nessa função, vai ter direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento, mas não receberá auxílio-alimentação, já que trabalhará apenas por meio período. Ressalta-se que a inscrição para coordenadores de acessibilidade é diferente da inscrição para mesário, ou seja, quem se inscreveu como mesário voluntário, mas não foi convocado para atuar nessa função e quiser ser coordenador de acessibilidade precisa procurar a sua zona eleitoral.

O Tribunal Regional do Piauí destaca que a acessibilidade é mais uma iniciativa da Justiça Eleitoral para assegurar a todas as eleitoras e a todos os eleitores as condições adequadas para o exercício do direito ao voto.

Facebook
Veja também