Viagora

Aumenta em 35% número de eleitores que declaram ter deficiência, diz TSE

Em quatro anos o número passou de 939.915 para 1.271.381, com base no perfil do eleitorado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que houve um aumento de 35,27%, em quatro anos, no número de eleitores que declaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. O número passou de 939.915 para 1.271.381, com base no perfil do eleitorado divulgado pelo órgão em Brasília.

Conforme o TSE, mais de 156,45 milhões de pessoas estão aptas a votar nas Eleições Gerais 2022, que será realizada no dia 2 de outubro.

De acordo com o levantamento do órgão, entre os mais de 1,2 milhão de eleitores com deficiência, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13,3% visual e 7,97% auditiva.

O TSE informou que implantou vários mecanismos que garantem acessibilidade nos locais de votação para atender esta demanda. Contudo, é preciso que a pessoa com deficiência solicite sua transferência da seção junto ao cartório eleitoral até o dia 18 de agosto.

“A eleitora e o eleitor nessa situação têm prazo até o dia 18 de agosto para solicitar a transferência para uma seção com maior acessibilidade. As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleitoral que oferecem fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto”, informou o TSE.

Ainda segundo o TSE, os interessados podem realizar o pedido em qualquer cartório eleitoral, basta apresentar documento oficial com foto, ou através de curador, apoiador ou procurador.

Novos mecanismos de acessibilidade

Para estas eleições de 2022 o Tribunal Superior Eleitoral garantiu que aprimorou alguns dos softwares das urnas eletrônicas, bem como instalou “novos recursos de acessibilidade”.

“Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito, indicando para eleitoras e eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República”, acrescentou o tribunal.

Além disso, nas seções eleitorais estarão disponíveis fones de ouvido para auxiliar eleitoras e eleitores cego ou com baixa visão. O número escolhido será indicado através de sinais sonoros e será dado um retorno com o nome da candidata ou do candidato, por meio de voz sintetizada.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também