Justiça Eleitoral lança ferramenta de combate a fake news
A ferramenta, visa o combate as fake News sobre as eleições e sistema eletrônico de votação que causam danos negativos na democracia do país.
Na terça-feira (21), a Justiça Eleitoral exibiu o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, onde cidadãos poderão comunicar sobre o recebimento de notícias falsas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro como: vídeos, áudios e textos contendo inverdades.
A ferramenta está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em “Envie Seu Conteúdo”. Visa o combate as fake News sobre as eleições e sistema eletrônico de votação que causam danos negativos na democracia do país.
De acordo com o TSE, as denúncias serão repassadas às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da Corte Eleitoral no Programa de Enfrentamento à Desinformação para rápida contenção. Dependendo da gravidade do caso, os relatos recebidos também poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis.
Infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral ou mensagens com desinformações contra candidaturas deverão ser reportadas no aplicativo Pardal, que também já está disponível para download na Google Play e na Apple Store. Acesse o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.
De acordo com o TSE, nas Eleições Municipais de 2020, o canal exclusivo da Justiça Eleitoral com o WhatsApp – que integrava parte do memorando de entendimento firmado entre a empresa e o TSE – recebeu mais de 5.229 denúncias de comportamentos inautênticos. Por meio da iniciativa, o aplicativo de mensagens baniu 1.042 contas que fizeram disparos em massa naquele pleito.
Atualmente, o TSE mantém acordos de cooperação com: Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify. O Presidente do TSE, Ministro Edson Fachin, informa: “Com isso, reitero que a Justiça Eleitoral está preparada para conduzir as Eleições de 2022 de forma limpa e transparente, como tem feito nos últimos 90 anos”, finaliza o presidente.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
-
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir