Saiba como fazer a transferência do título de eleitor on-line
Conforme o TSE, o eleitor poderá solicitar a transferência de domicílio eleitoral após três meses residindo no novo local, ou ainda se não tiver transferido ou tirado a primeira via do documento.
O processo de alteração do título de eleitor para as pessoas que deverão votar em outra cidade, estado ou país, se encerra no dia 4 de maio e pode ser realizado de forma simples e online por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme o TSE, o eleitor poderá solicitar a transferência de domicílio eleitoral após três meses residindo no novo local, ou ainda se não tiver transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores. O critério não se aplica ao servidor público civil, militar e autárquico, ou ainda membros da família, que tenham mudado de domicílio por motivo de remoção ou transferência.
Além disso, o TSE ressalta que para realizar o processo é necessário estar com o título de eleitor regularizado, sem multas nem pendências, a situação do eleitor poderá ser verificada através do site do órgão.
Confira os 5 passos para transferir o local de votação:
O primeiro passo é se inicia no site do TSE na sessão Atendimento ao Eleitor, onde é necessário selecionar a opção “Atualize seu endereço”, para aqueles que desejam transferir o domicílio eleitoral dentro do país. Já para os brasileiros que se encontram em outro país é possível realizar o procedimento através deste link.
Após realizar o processo, o eleitor deverá escolher a unidade da Federação na qual se encontra e preencher os campos necessários. Como parte do procedimento é preciso que o eleitor anexe os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto (frente e verso) e certificado militar para homens entre 18 e 45 anos (é possível emitir no site do Superior Tribunal Militar). Além disso, para autenticar a ação é necessária uma foto em formato de selfie segurando a identidade ao lado do rosto.
No terceiro passo o cidadão que solicitou a mudança deverá adicionar informações do local para onde quer transferir seu título de eleitor, preenchendo os campos CEP, UF, município, bairro, endereço, número, complemento (se houver), número de telefone (de preferência com WhatsApp) e tempo de habitação.
Uma outra aba será aberta na tela para que o eleitor selecione o ponto de votação mais próximos do endereço informado.
Ao final do processo, é necessário verificar as informações pessoais e se estiverem corretas selecionar o botão “Confirmar”. Após a conclusão o eleitor receberá um número do protocolo para ser anotado e utilizado no acompanhamento da sua transferência do local de votação, que pode ser conferido na sessão "Acompanhe Solicitação".
Com informações de R7
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2022
-
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir