Juiz suspende pesquisa do Instituto Amostragem para governador
A decisão foi proferida nessa terça-feira (01), pelo juiz Marcelo Leonardo Barros Pio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Nessa terça-feira (01), o juiz Marcelo Leonardo Barros Pio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), suspendeu a divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para governador e senador realizada pelo Instituto Amostragem no Piauí.
A representação foi proposta pelo partido Progressistas, que alegou que a empresa representada registrou, junto ao sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral, pesquisa eleitoral PI – 08757/2022, relativa aos cargos de Governador e senador da República do estado do Piauí, para as eleições gerais/2022, juntando para tanto os documentos exigidos pelo art. 2º da Res. TSE nº 23600/2022, mas que referida pesquisa apresenta erros materiais graves, que comprometem a credibilidade dos dados a serem divulgados, quais sejam.
“Alega, ainda, que a empresa representada registrou que realizaria a coleta de dados no período de 24.2.2022 a 28.2.2022, sendo tais entrevistas, portanto, realizadas em plano amostral discrepante da realidade do município, comprometendo, desse modo, o resultado a ser divulgado”, diz trecho da decisão.
O magistrado diz que: “Verifica-se, portanto, que, quanto ao requisito “plano amostral”, a pesquisa ora analisada apresenta erros materiais graves, não estando em consonância com as exigências da legislação eleitoral vigente, descumprindo o inciso IV do art. 2º da Res. TSE nº 23.600/2009, razão pela qual deve ser suspensa sua divulgação, visando resguardar a transparência e a confiabilidade dos dados a serem divulgados ao eleitorado piauiense”.
“Ante o exposto, considerando que as incongruências constatadas na pesquisa eleitoral em apreço impedem a adequada fiscalização do feito, comprometendo, dessa forma, a credibilidade dos dados a serem divulgados, DEFIRO o pedido de tutela antecipada para determinar a suspensão imediata da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral ora impugnada (PI – 08757/2022), prevista para 1°de março de 2022, nos termos do § 1º do artigo 16 da Resolução 23600/2019”, disse o juiz.
A pesquisa foi contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação. “Determino que a Secretaria Judiciária proceda à inclusão no polo passivo do Sistema Meio Norte de Comunicação Ltda, uma vez que a pesquisa eleitoral ora questionada fora contratada pelo mencionado sistema de comunicação, nos termos da Petição ID 21781732”.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir