Aprovada proibição do consentimento de marido para mulher inserir DIU no Piauí
O PL foi aprovado em duas votações na Casa e durante sua fala no plenário, Franzé destacou que a prática é abusiva.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta quarta-feira (07), o projeto de Lei 63/22 que veda a exigência de consentimento de cônjuge ou companheiro para que a mulher realize procedimentos de inserção dos métodos contraceptivos no âmbito do Piauí. A proposição é de autoria do deputado Franzé Silva (PT) e segue para sanção da governadora Regina Sousa.
O PL foi aprovado em duas votações na Casa e durante sua fala no plenário, Franzé destacou que a prática é abusiva, além de confrontar os direitos reprodutivos das mulheres.
“É uma prática abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher. Os direitos reprodutivos determinam que é a mulher quem deve decidir se quer ou não ter filhos e em qual momento da vida gostaria de ter. Não cabe ao homem interferir na liberdade de escolha da mulher”, aponta o deputado.
De acordo com o parlamentar, a medida é voltada para os profissionais da saúde e às operadoras de planos de assistência ou seguro à saúde, que, ainda exigem autorização do marido para que a mulher insira dispositivo intrauterino (DIU), bem como se submeta a implante contraceptivo ou aplicação de injeção anticoncepcional.
Franzé Silva
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir