Mais de 3,8 milhões de votos foram para candidatos com pendências
Os votos sub judice são considerados para o cálculo dos percentuais na divulgação dos resultados, mas não entram, por exemplo, na conta feita pela Justiça Eleitoral.
No primeiro turno das eleições deste ano, realizada no último domingo (02), mais de 3,8 milhões de votos foram dados pelos eleitores a candidatos com o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral
Esses candidatos com registro irregular, aparece sub judice nos sistemas eleitorais, e significa que mesmo com o nume na urna, suas candidaturas ainda estão pendentes perante alguma decisão da justiça.

Como é o caso do candidato Daniel Silveira (PTB-RJ), que disputou uma vaga no senado pelo Rio de Janeiro e recebeu mais de 1,5 milhão de votos ficando em 3º ugar. Ele teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e ainda espera pelo julgamento de recuso.
Nas regras eleitorais todos os votos dados aos candidatos que se encontram em situação Sub Judice ficam em uma espécie de suspensão. Ao aguardo da decisão final da Justiça Eleitoral sob a concessão ou não do registro de candidatura.
Os votos sub judice são considerados para o cálculo dos percentuais na divulgação dos resultados, mas não entram, por exemplo, na conta feita pela Justiça Eleitoral para calcular quantas cadeiras caberá a cada partido na Câmara dos Deputados e nas assembleias estaduais, o chamado quociente partidário.
Os votos do candidato só passam a ser validados se o mesmo tiver o registro deferido na decisão final, contando tanto para ele como para a contabilidade do quociente partidário, no caso das eleições para deputado federal, estadual ou distrital.
Caso o candidato tenha registro indeferido em definitivo, os votos ficam permanentemente nulos, sendo retirados inclusive da contabilização final da eleição, o que pode alterar os percentuais dos votos validos recebidos pelos eleitos.
Segundo os dados da Justiça Eleitoral, das 26.979 candidaturas que apareceram nas urnas eletrônicas, 653 tiveram o registro negado num primeiro momento e aguardam o julgamento de recursos. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, das 26.979 candidaturas que apareceram nas urnas eletrônicas, 653 tiveram o registro negado num primeiro momento e aguardam o julgamento de recursos.
Com informações da Agência Brasil.
Eleições 2022
-
Defesa da vereadora Tatiana Medeiros estuda pedido de Habeas Corpus
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público. -
Câmara de Teresina aprova projeto de lei Antipichação com punições mais rígidas
O parlamentar destacou que entre as alterações propostas está o aumento da multa por infração cometida, que pode chegar até R$ 10 mil. -
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa. -
Doadoras de leite materno terão isenção em concurso público no Piauí
O projeto de autoria da deputada Ana Paula foi aprovado na Alepi e segue para sanção do Governo do Estado. -
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir