Eleições: relatório da OEA diz que 1º turno ocorreu com normalidade
De acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), apesar dos pontos positivos, impasses como longas filas e problemas com a biometria foram registrados.
Nessa segunda-feira (03), observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), divulgaram o relatório parcial do acompanhamento do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. Na relação, os especialistas concluíram que o pleito ocorreu com normalidade e ordem.
De acordo com a OEA, apesar da polarização política, o primeiro turno das eleições não apresentou altos índices de violência. “A missão saúda ao povo do Brasil, que compareceu para votar, domingo [2], para expressar sua vontade de maneira pacífica e democrática. Em um contexto de alta tensão e polarização, a cidadania brasileira demonstrou maturidade e compromisso cívico”, pontuou a entidade.
Conforme a Organização, impasses no dia do pleito também foram analisados, como as longas filas e questões com a biometria. Foi observado que alguns mesários pediram para todos os eleitores da seção assinassem o caderno de votação, sendo que somente quem não apresentasse biometria deveria participar do processo.
A OEA continuará na cobertura do segundo turno das Eleições 2022 no Brasil a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A parceria já ocorreu em 2018 e 2020.
Com informações da Agência Brasil.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Organização dos Estados Americanos (OEA)
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir