Segundo turno: comícios ficam proibidos a partir da meia-noite
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comícios de encerramento da campanha, no entanto, poderão ser prorrogados por mais de duas horas.
A partir desta quinta-feira (27), reuniões, comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa, ficarão proibidos a partir da meia-noite. No segundo turno das eleições presidenciais e de 12 governos estaduais, candidatos e eleitores têm de estar atentos para alguns prazos previstos pelo calendário eleitoral.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comícios de encerramento da campanha, no entanto, poderão ser prorrogados por mais de duas horas. Nenhum eleitor pode ser detido ou preso, desde a última segunda (25), exceto em casos de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Poderão ser presas, pessoas que impeçam o direito de eleitores transitarem livremente. Estas medidas valem até 48h após o pelito.
Os tribunais regionais eleitorais têm até hoje, para divulgarem na internet, os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral. O prazo para o juízo eleitoral ou presidente da mesa receptora, tem início para expedir salvo-conduto em favor de eleitores que venham sofrer violência moral ou física.
Propaganda
Segundo o Tribunal, nesta sexta-feira (28), será o último dia para a propaganda eleitoral gratuito no rádio e na televisão, bem como de propaganda paga em imprensa escrita e de reprodução na internet jornal impresso. E também será o último dia para a realização de debate em rádios e TVs.
Ainda segundo o Tribunal, neste próximo sábado (29), véspera do segundo turno, será o último dia para veiculação de propaganda eleitoral feita por meio de alto-falantes, amplificadores de sim, distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. Também serão definição a seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica.
Pleito
Próximo domingo (30), é o dia que os brasileiros vão escolher quem será o próximo presidente do país que governará por quatro anos; e os 12 governadores das unidades federativas que terão segundo turno nas eleições.
A votação começará às 8h e termina às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito o horário será uniformizado em todo o Brasil. Ou seja: as regiões em que existe fuso horário diferente vão seguir o horário da capital Brasileira.
O Brasil dará inicio à apuração assim que as eleições terminarem no domingo, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas. O sistema eleitoral eletrônico é confiável e seguro.
Com informações Agência Brasil.
-
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base. -
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir