Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora
As eleições Municipais de 2020 terão o horário de votação estendido em uma hora para evitar aglomeração
As eleições Municipais de 2020 terão o horário de votação estendido em uma hora, a decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (27) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso.
A medida será implantada por conta da pandemia de Covid-19, e tem a intenção de garantir mais tempo para os eleitores durante a votação para evitar aglomeração. Assim, os quase 148 milhões de votantes poderão ir ás urnas de 7h as 17h, horário de Brasília.
O ministro afirmou que a antecipação do início da votação para 7h, em lugar da extensão para 18 h, atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). "Após ouvirmos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que este horário será de 7 horas da manhã às 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência.", declarou.
O TSE também definiu que o horário de 7h as 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus. A decisão foi orientada pela consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.
Barroso lembrou ainda que serão doados equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções de todo o país.
Ele ressaltou ainda que o TSE está adotando todas as medidas possíveis de prevenção para garantir a segurança durante o pleito.
O ministro também reafirmou a importância de os eleitores exercerem seu direito ao voto, apesar da situação delicada da saúde pública no país. "Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente", afirmou o presidente do TSE.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2020
-
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir