Eleições 2020: eleitor poderá justificar ausência pelo celular
De acordo com o TSE, o eleitor poderá justificar a ausência nas eleições até 60 dias após o 1° turno, em 15 de novembro, e 2° turno, no dia 29 de novembro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo e-Título e disponibilizou desde quarta-feira (30), nas lojas de aplicativos, a nova versão que conta com mais funcionalidades, entre elas, a possibilidade de justificativa de ausência no 1° turno das eleições municipais deste ano.
De acordo com o TSE, o aplicativo e-Título poderá ser utilizado para justificar a ausência na votação no dia 15 de novembro, 1° turno, e no dia 29 de novembro, 2°turno. As justificativas pelo app podem ser feitas até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral. O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOS.
Com base nos dados do TSE, nas eleições do ano de 2018 29,9 milhões de pessoas deixaram de votar no primeiro turno, e outras 31,3 milhões de pessoas não compareceram no segundo turno. Quem até hoje não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. A justificativa é obrigatória.
Segundo o TSE, o pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. Depois de realizar o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral. As informações estarão disponíveis pelo e-Título.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2020
-
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir