CCJ da Câmara aprova projeto de idosicídio de Elmano Férrer
Segundo o senador, o projeto aprovado é importante pois aumenta a pena para quem cometer homicídio contra idoso,
Foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados o projeto, de autoria do senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI), que torna hediondo o homicídio praticado contra o idoso, o Idosicídio. A matéria, que agora tramita na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, prevê ainda aumento de pena se o crime for praticado por familiar da vítima.
Segundo o senador Elmano Férrer, o projeto aprovado é importante pois aumenta a pena para quem cometer homicídio contra idoso, sendo que vítima tem o perfil mais frágil, reduzindo sua possibilidade de defesa do mal causado pelo agressor. “A intenção do projeto é de reprimir de forma mais severa quem comete esse tipo de delito, mas também de prevenir a realização dessa conduta”, destacou o senador.
- Foto: Hélio Alef/ViagoraSenador Elmano Férrer (PODEMOS)
O projeto de Lei 9161/2017 altera dispositivos do Código Penal, incluindo o idosicídio, homicídio praticado contra a pessoa idosa, no rol dos crimes hediondos. Além disso, prevê o aumento da pena de 1/3 até a metade se o crime for praticado por praticado por ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro da vítima. A matéria foi relatada pela deputada federal Margarete Coelho (PP). "Agradeço o empenho da deputada Margarete e as valiosas contribuições na aprovação deste projeto", disse.
Dados do Ministério da Saúde revelam que 10% dos idosos brasileiros morrem vítimas de homicídio. “É um índice estarrecedor de violência contra a pessoa idosa. Além do homicídio, são registradas agressões físicas, também abusos, maus tratos, negligência e abandono”, destacou Elmano Férrer.
A violência intrafamiliar normalmente fica invisível e de difícil diagnóstico, pois o próprio idoso ou idosa sentem vergonha ou culpa por denunciarem a violência que sofrem, seja física, psicológica ou financeira. Mas, os dados assustadores demonstram que cerca de 2/3 dos crimes contra idosos são cometidos por filhos, parentes ou cônjuges, portanto, ocorrem dentro do próprio lar da pessoa idosa.
Políticas públicas
Para o senador Elmano Férrer, é preciso combater a discriminação e a violência, mas também dar condições de amparo para garantir a dignidade. “Também é preciso privilegiar os programas de atendimento aos idosos, como os Centros de convivência, os centros-dia e os institutos de longa permanência, que vêm a cada um do seu modo, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, mas não são suficientes para o atendimento”, disse.
Elmano Férrer
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir