Ibope: 44% dos eleitores estão pessimistas com eleição
A pesquisa também apontou que 75% não confia em promessas de campanha
A Pesquisa Ibope apontou que 44% dos eleitores estão “pessimistas” em relação à eleição presidencial deste ano. Apenas 20% estão otimistas em relação ao pleito de outubro e 22% declararam não estar pessimistas ou otimistas quanto a votação.
-
Pessimistas
-
Otimistas
-
Indecisos
Entre o grupo que declarou pessimismo com a eleição, 30% consideraram, espontaneamente, a corrupção como principal motivo. Já os outros 19% citaram a perda de confiança no governo e em candidatos; 16% mencionaram a falta de opções entre os pré-candidatos; e 11% alegaram o fato de serem os mesmos candidatos, sem possibilidade de renovação ou mudança.
Quanto às pessoas que disseram estar otimistas, o principal motivo apontado foi a possibilidade de mudança ou renovação (32%). Outros 19% citaram a esperança no voto ou na participação popular.
- Foto: Divulgação/TSEPesquisa do Ibope revela que 44% dos eleitores não afirmaram estarem pressinistas com eleição presidencial
Confiança nas propostas
A pesquisa também considerou a opinião dos candidatos sobre a frase "Eu acredito nas promessas de campanha dos candidatos", onde 75% dos entrevistados discordaram totalmente ou em parte da frase e apenas 24% concordaram total ou em parcialmente com a frase.
Ainda assim, 84% dos eleitores declararam concordar total ou parcialmente com a necessidade de estudar as propostas antes de escolher em quem votar, contra os 14 % que afirmaram não concordar com a necessidade.
Características dos presidenciáveis
O levantamento também apontou que 72% dos entrevistados afirmaram votar nos candidatos independente da pesquisa, mesmo que 64% considere importante a legenda no qual o presidenciável está filiado. O PT lidera o percentual de apoiadores, com 19% das intenções de votos, seguido do MDB (7%) e PSDB (6%). Ainda assim, 48% disseram não ter preferência por nenhum candidato ou partido.
Em relação às características dos presidenciáveis, 87% dos eleitores consideram como a principal ser honesto e não mentir na campanha. 84% dos entrevistados apontam como característica importante não ter se envolvido em esquema de corrução, e 82% disseram que os candidatos precisam ter pulso firme e serem decididos.
Entre os dois mil entrevistados pela pesquisa, 66% disseram que preferem votar em um candidato honesto que defenda políticas com as quais não concordem, ao passo que 19% declararam que preferem votar em um presidenciável acusado de corrupção, mas que pense como eles.
Pesquisa
A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entrevistou 2 mil pessoas em 127 municípios, entre 07 e 10 de dezembro do ano passado. A margem de erro da pesquisa, segundo o IBOPE, é de dois 2% para mais ou para menos. O índice de confiança da pesquisa é do levantamento 95%, indicando que a probabilidade de 95% dos resultados demonstrarem a situação eleitoral atual.
Eleições 2018
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir