Ministros do TSE afirmam que Lula não disputará eleições este ano
A Lei da Ficha Limpa impede o ex-presidente de ser candidato.
A decisão unânime do colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afetuou negativamente a campanha eleitoral de Luís Inácio Lula da Silva. Ministros do Tribunal Superior Eleitoral consideram inevitável a cassação do provável registro de candidatura do ex-presidente, como informou o repórter Nilson Klava, da GloboNews.
Em entrevista ao Blog do Camarotti, dois ministros afirmaram que a Lei da Ficha Limpa determina que um candidato fica automaticamente inelegível caso seja condenado por um colegiado por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o que corresponde a situação em que o Lula se encontra.
- Foto: Ricardo Stuckert
Ex-Presidente Lula.
“É um prato que já está feito. Praticamente, vamos nos reunir apenas para uma formalização do que já deixa claro a Lei da Ficha Limpa”, resumiu um ministro. Com a manutenção unânime da condenação, os ministros do TSE devem oficializar o impedimento de Lula na primeira semana de setembro.
Isso ocorre devido a possibilidade de recurso no TRF-4 se resumir aos chamados embargos de declaração. Ou seja, esse tipo de recurso não é capaz de reverter a condenação.
Os ministros do TSE acreditam o julgamento de todos os recursos aconteçam antes de 15 de agosto, último dia para registro de candidaturas. O grande debate que será colocado é se alguém cuja candidatura depende do julgamento de recursos poderá, mesmo assim, continuar fazendo campanha.
-
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir