Ex-presidente Lula vira réu pela sétima vez na Justiça Federal
A defesa de Lula afirmou em nota que o ex-presidente não praticou nenhum ato ilícito.
O ex-presidente Luís Inácio Lua da Silva (PT) virou réu pela sétima vez em ações penais. Ontem (19), o juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara federal de Brasília decidiu receber denúncia contra Lula por corrupção passiva, na Operação Zelotes.
A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal afirma que Lula recebeu propina para editar uma Medida Provisória (MP) para favorecer empresas do setor automotivo.
- Foto: Thiago Luís
Lula em jantar em Teresina
A MP 471, assinada pelo então presidente em novembro de 2009, prorrogou os benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
De acordo com o G1, a defesa de Lula afirmou em nota que o ex-presidente não praticou nenhum ato ilícito.
Veja a nota na íntegra:
Com relação à aceitação pela 10ª. Vara da denúncia da operação Zelotes, a defesa do ex-presidente Lula esclarece que:
- A inocência do ex-presidente Lula deverá ser reconhecida também neste processo porque ele não praticou qualquer ilícito.
- A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal não tem materialidade e deve ser compreendida no contexto de lawfare que vem sendo praticado contra Lula, usando de processos e procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.
- O ex-presidente jamais solicitou, aceitou ou recebeu qualquer valor em contrapartida a atos de ofício que ele praticou ou deixou de praticar no cargo de Presidente da Republica.
CRISTIANO ZANIN MARTINS
Luiz Inácio Lula da Silva
-
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir