Ex-presidente Lula vira réu pela sétima vez na Justiça Federal
A defesa de Lula afirmou em nota que o ex-presidente não praticou nenhum ato ilícito.
O ex-presidente Luís Inácio Lua da Silva (PT) virou réu pela sétima vez em ações penais. Ontem (19), o juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara federal de Brasília decidiu receber denúncia contra Lula por corrupção passiva, na Operação Zelotes.
A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal afirma que Lula recebeu propina para editar uma Medida Provisória (MP) para favorecer empresas do setor automotivo.
- Foto: Thiago LuísLula em jantar em Teresina
A MP 471, assinada pelo então presidente em novembro de 2009, prorrogou os benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
De acordo com o G1, a defesa de Lula afirmou em nota que o ex-presidente não praticou nenhum ato ilícito.
Veja a nota na íntegra:
Com relação à aceitação pela 10ª. Vara da denúncia da operação Zelotes, a defesa do ex-presidente Lula esclarece que:
- A inocência do ex-presidente Lula deverá ser reconhecida também neste processo porque ele não praticou qualquer ilícito.
- A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal não tem materialidade e deve ser compreendida no contexto de lawfare que vem sendo praticado contra Lula, usando de processos e procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.
- O ex-presidente jamais solicitou, aceitou ou recebeu qualquer valor em contrapartida a atos de ofício que ele praticou ou deixou de praticar no cargo de Presidente da Republica.
CRISTIANO ZANIN MARTINS
Luiz Inácio Lula da Silva
-
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir