Juiz absolve Ciro Nogueira e Iracema em ação de improbidade
O magistrado julgou improcedente o pedido de condenação e cassação feito pelo Ministério Público Federal. A decisão foi proferida no dia 10 de julho de 2017.
O juiz Leonardo Tavares Saraiva, da 1ª Vara Federal no Piauí, absolveu o senador Ciro Nogueira e a esposa, deputada federal Iracema Portella, em ação civil de improbidade administrativa. A decisão foi proferida no dia 10 de julho de 2017.
A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal, relatando que houve a utilização do Jornal Informativo do mandato do senador Ciro Nogueira para promoção pessoal e propaganda antecipada da deputada Iracema Portela, que era pré-candidata às eleições de 2014, o que configuraria a utilização de recursos públicos para fins particulares.
- Foto: Facebook/Ciro Nogueira
Iracema Portella e Ciro Nogueira
Notificados, os parlamentares apresentaram defesa, alegando que não houve ato de improbidade e que as publicações não tiveram caráter de promoção pessoal ou intuito de propaganda antecipada, mas apenas finalidade informativa dirigida à população.
O juiz entendeu que não houve ilícito e explicou que “não é qualquer veiculação publicitária advinda de órgão público que contenha o nome da autoridade que realizou a obra ou serviço que estará maculada com o vício do personalismo capaz de acarretar a promoção pessoal vedada pela Constituição da República Federativa do Brasil”.
Assim, o magistrado julgou improcedente o pedido de condenação e cassação feito pelo Ministério Público Federal.
Ciro Nogueira
Iracema Portella
-
Defesa da vereadora Tatiana Medeiros estuda pedido de Habeas Corpus
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público. -
Câmara de Teresina aprova projeto de lei Antipichação com punições mais rígidas
O parlamentar destacou que entre as alterações propostas está o aumento da multa por infração cometida, que pode chegar até R$ 10 mil. -
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa. -
Doadoras de leite materno terão isenção em concurso público no Piauí
O projeto de autoria da deputada Ana Paula foi aprovado na Alepi e segue para sanção do Governo do Estado. -
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir