PSDB decide permanecer na base aliada do Governo Temer
Há uma ala, especialmente entre os parlamentares mais jovens da legenda, que pressiona pela saída do governo.
Os senadores do PSDB José Serra e Tasso Jereissati anunciaram na noite desta segunda-feira (12) a permanência da aliança com o governo Michel Temer. A decisão foi tomada durante reunião da comissão executiva do partido em Brasília. Segundo os tucanos que compareceram à reunião, foi debatida um possível adiantamento das eleições internas do partido. No fim do ano, Aécio Neves foi eleito presidente, mas está de licença devido a delações premiadas.
- Foto: Divulgação/PTTemer e Aécio
De acordo com o portal G1, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que era contra a recondução de Aécio, foi um dos tucanos que defenderam a antecipação do pleito interno. “Falou-se em antecipar as eleições e provavelmente será antecipada. Lembramos que o Tasso Jereissati está na presidência interina”, afirmou José Serra.
Diante da crise política, o PSDB sofreu uma divisão interna. Há uma ala, especialmente entre os parlamentares mais jovens da legenda, que pressiona pela saída do governo.
A discussão sobre eventual desembarque vem sendo ensaiada há várias semanas, mas acabou adiada devido às pressões internas de tucanos contrários. A reunião da cúpula do PSDB, prevista para a semana passada, chegou a ser postergada a fim de se esperar o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira, no qual a chapa Dilma-Temer foi absolvida das acusações de irregularidades na campanha eleitoral de 2014.
Porém, os membros da sigla contrários a esse apoio criticam a ação dos colegas. O relator da reforma trabalhista no Senado, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), defendia que o partido entregasse os cargos no Executivo. Ele considera a acusação contra Temer “devastadora”. “Todo tempo do governo será dedicado à sua defesa [...] Os fatos indicam que o partido [PSDB] deve entregar os cargos para que a gente possa lutar pelas reformas”, disse.
Michel Temer
Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
-
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base. -
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir