Viagora

Elmano Férrer relata mortes no Piauí por falta de remédios

O senador esteve na última reunião do colegiado que foi com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) relatou na semana passada, na última reunião do colegiado, que foi com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, casos de doentes que morreram recentemente no Piauí porque não conseguiram acesso a remédios.

Hoje a presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), informou que recorrerá à Procuradoria-Geral da República (PGR) buscando modificações no processo de aquisição de medicamentos para doenças raras.

  • Foto: Pedro França/Agência SenadoComissão de Assuntos Sociais do Senado Federal prioriza saúde pública em 2017.Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal prioriza saúde pública em 2017.

Segundo o anúncio feito em entrevista de balanço sobre as atividades do colegiado em 2017, concedida à TV Senado, essa será, junto com outras ações na área da saúde, uma das prioridades da comissão em 2018, segundo a senadora.

Na audiência da semana passada, Ricardo Barros repassou informações que o Ministério da Saúde tem negociado de forma dura buscando diminuir o preço na aquisição de medicamentos junto aos laboratórios. Uma das consequências tem sido um desabastecimento deliberado por parte deles em relação a remédios para doenças raras, onde as margens de lucro são exorbitantes.

“A cada compra, nós compramos mais barato. Montamos uma operação de guerra pra cima da indústria farmacêutica, nossa lógica é esta para podermos atender mais brasileiros. Alguns laboratórios têm optado por provocar um desabastecimento visando nos pressionar”, destacou o ministro.

Facebook
Veja também