Câmara de Teresina aprova mudança de nome da Guarda Civil Municipal
A proposta foi aprovada nesta terça-feira (22) e agora segue para sanção do prefeito Silvio Mendes.
A Câmara de Teresina aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (22), o projeto de lei que altera o nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal. A proposta agora segue para sanção do prefeito Silvio Mendes.
O autor da proposta, vereador Dudu Borges (PT), destacou ao Viagora que a alteração busca reforçar o papel da guarda como força de policiamento ostensivo.
“Como o Supremo Tribunal agora versou e deu realmente para ela a garantia que ela sempre teve. Estamos dando aos Guardas Municipais de Teresina a condição deles terem uma nomenclatura, para inclusive se assemelharem à Polícia Civil, à Polícia Militar e às Polícias Federais”, afirmou o parlamentar.

O vereador também ressaltou a importância do reconhecimento da instituição como uma força de segurança próxima da população e que merece investimento. “Polícia, poder de polícia, não é uma guarda de um patrimônio, é uma polícia que é muito mais abrangente... E nada mais próximo da população do que o órgão do município, ou seja, uma polícia municipal tem muito mais proximidade com o cidadão porque ela está no dia a dia”, completou.
Com a mudança de nome, o estatuto da instituição permanece o mesmo, respeitando os limites legais de atuação e sem poder investigativo.
Teresina
Piauí
Dudu
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Câmara Municipal de Teresina
Sílvio Mendes
-
Prefeito de Regeneração Seu Dua não cadastra licitação e TCE suspende o pregão
O gestor disse que estava doente e que não poderia falar sobre o caso. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por dívida de R$ 313 mil com Equatorial
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria publicada no Diário Eletrônico do MPPI. -
Prefeito de Jatobá do Piauí é denunciado ao TCE por deixar de repassar INSS
A denúncia foi protocolada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jatobá do Piauí no dia 25 de março deste ano. -
MP investiga denúncia de 70 servidores "fantasmas" no Cine Teatro da Alepi
O presidente da Assembleia, Severo Eulálio, explicou que as informações já foram prestadas ao Ministério Público e se referem a períodos anteriores à atual gestão da Alepi. -
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir