Viagora

Câmara aprova criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Além da UFDPar, o parlamento autorizou a criação de outras três universidades.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (19), o Projeto de Lei 5272/16, do executivo, que diz respeito a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A instituição será formada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O texto segue para o Senado.

De acordo com Agência Câmara Notícias, o texto é da ex-presidente Dilma Rousseff. A nova universidade integrará o campus de Parnaíba, por meio da transferência automática dos cursos de todos os níveis, do corpo discente, e cargos ocupados e vagos do quadro de funcionários da Universidade do Piauí alocados nesse campus.

  • Foto: Divulgação/Luis Macedo/ Câmara dos DeputadoCâmara dos Deputados aprova criação de quatro universidades federais, sendo uma delas no Piauí.Câmara dos Deputados aprova criação de quatro universidades federais, sendo uma delas no Piauí.

Além da UFDPar, o parlamento aprovou a criação de duas instituições em Goiás, as universidades federais de Catalão (com a PL 5271/16) e de Jataí (através da PL 5275/16), desmembradas da Universidade Federal de Goiás. Em Mato Grosso, o PL 5273/16 determina a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, através do desligamento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso.

A UFDPar atenderá a microrregião do litoral piauienses. O local possui uma área de 9.658 km² e população de 303,5 mil habitantes, conforme o cens do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

  • Foto: Reprodução/street viewCampus da UFPI em Parnaíba será desmembrado e integrado a UFDPar.Campus da UFPI em Parnaíba será desmembrado e integrado a UFDPar se o projeto for aprovado.

O projeto também inclui a formação de 211 cargos novos no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e cargos de comissão. Devido a transformação, haverá também a criação dos cargos de reitor e vice-reitor, que serão nomeados pelo Ministro da educação, até que a instituição seja organizada conforme seu estatuto.

Ainda assim, o efetivo provimento da criação dos cargos da universidade depende da autorização expressa na lei orçamentária. A estimativa do impacto financeiro em 2016 era de R$ 13,48 milhões anuais.

Mais conteúdo sobre:

Câmara dos Deputados

Facebook
Veja também