STF adia novamente julgamento do foro privilegiado de políticos
Até agora, 8 dos 11 ministros votaram pela restrição do foro privilegiado.
Nesta quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento a restrição ao foro privilegiado para parlamentares e ministros. A discussão sobre o caso foi interrompida em junho por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, hoje o ministro Dias Toffoli pediu mais tempo para estudar o processo, adiando novamente a decisão do Supremo.
Até agora, 8 dos 11 ministros votaram pela restrição do foro privilegiado de parlamentares federais. O ministro Luís Roberto Barroso, relator da matéria votou a favor da restrição ao foro privilegiado para autoridades. A justificativa, do ministro foi que os detentores de foro privilegiado devem responder a processos criminais no STF se as acusações forem durante o mandato.
- Foto: Ascom/STF
Supremo Tribunal Federal
Roberto Barroso teve apoio dos ministros Marco Aurélio, Rosa Weber e Cármen Lúcia, que votaram de acordo com o relatório. Faltam ainda os votos dos ministros Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
O caso que está em julgamento especifico é da restrição de foro do atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes. Marcos Rocha ainda foi empossado como suplente do deputado cassado Eduardo Cunha, mas renunciou ao mandato parlamentar para assumir o cargo no município. Além disso responde a uma ação penal no STF por suposta compra de votos, mas, em função do cargo ocupado, o processo foi remetido para a Justiça.
Supremo Tribunal Federal - STF
-
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir