Deputado Paes Landim defende autonomia da Polícia Federal no Brasil
Hoje em dia, a Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça. A PEC pretende que a instituição policial funcione como ocorre com o Ministério Público, dotado de autonomias funcional.
Na última semana, o deputado federal Paes Landim (PTB-PI) defendeu mais uma vez a PEC 419/09, que oferece autonomia a Polícia Federal brasileira. O assunto está tento repercussão dentro da Câmara. O relator da medida é um delegado Federal, João Campos (PRB).
Paes Landim, que a favor da aprovação do ao texto na Comissão de Cidadania e Justiça, citou como exemplo o FBI. Segundo ele, o órgão americano é espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos e tem a mesma autonomia e independência que a PEC pretende dar à PF no Brasil.
- Foto: Câmara dos deputadosDeputado Paes Landim
De acordo com a Agência Câmara, o parlamentar piauiense também disse que essa característica permite uma investigação mais isenta. “Isso livraria a PF das instituições político-partidárias e daria mais poder de investigar. Imaginem como a apuração contra agentes importantes do presidente Trump seria feita nos EUA se não houvesse essa autonomia? ”,questionou.
Hoje em dia, a Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça. A PEC pretende que a instituição policial funcione como ocorre com o Ministério Público, dotado de autonomias funcional, administrativa e orçamentária e com seu diretor escolhido pelo Executivo para um mandato fixo.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir