Viagora

Chuvas revelam cenário encantador no Parque Nacional Serra da Capivara

A vegetação revitalizada e o surgimento de cachoeiras temporárias tornam o parque um espetáculo único no sertão piauiense

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, ganha uma nova vida durante a temporada de chuvas. As precipitações revitalizam a vegetação do semiárido e formam cachoeiras temporárias, criando um espetáculo que atrai turistas e reforça o potencial turístico da região. Pontos como Boqueirão da Pedra Furada, cartão-postal do parque, se destacam ainda mais nesse cenário transformado.

Ramira Coelho, condutora de visitantes no parque, explica que o período chuvoso surpreende os visitantes. “Muitos chegam sem imaginar que encontrariam esse tipo de cenário, e saem completamente surpreendidos com a riqueza do lugar”, afirma.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíParque Nacional Serra da Capivara durante o período chuvoso
Parque Nacional Serra da Capivara durante o período chuvoso

A Serra da Capivara, além de sua beleza natural, é conhecida mundialmente como um dos principais sítios arqueológicos do planeta. O local abriga mais de 1.200 sítios com pinturas rupestres, que retratam cenas do cotidiano da pré-história. Os estudos realizados pela arqueóloga Niède Guidon na região foram fundamentais para descobrir que os primeiros homens chegaram às Américas há cerca de 100 mil anos.

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) o período de chuvas impulsiona a visibilidade do parque nas redes sociais, incentivando o turismo. “O cenário das cachoeiras e da paisagem verde circulam pelas redes sociais e despertam o desejo de conhecer esse patrimônio único”, destaca a turismóloga Romilla Macedo.

Fundado em 1979, o parque é uma unidade de conservação com 130 mil hectares. Durante o período de chuvas, a visitação ganha um diferencial, proporcionando uma experiência ainda mais rica para quem escolhe explorar esse patrimônio natural e histórico.

Facebook
Veja também