Viagora

Inteligência Artificial do TJ-PI conquista a prata com JuLIA

O TJ-PI tem se destacado por sua aplicação de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e acessibilidade do sistema judicial.

A Justiça do Piauí alcançou reconhecimento significativo no I Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) conquistou o segundo lugar na categoria “Resultados Comprovados”. A premiação destaca o impacto real e mensurável das inovações no sistema judiciário.

O projeto ECOnomia, desenvolvido em parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o TJ-PI, foi agraciado com o primeiro lugar na categoria “Ideias Inovadoras”. O prêmio foi concedido durante o encerramento do IV Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Festlabs), que ocorreu de 11 a 13 de setembro no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O TJ-PI tem se destacado por sua aplicação de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e acessibilidade do sistema judicial. A principal inovação, JuLIA (Justiça Universal e Legal Inteligente de Análise), otimiza a prestação jurisdicional por meio de análises automatizadas de petições, proporcionando maior celeridade no acesso a informações, acompanhamento processual e jurisprudências.

Além disso, entre as principais funcionalidades do JuLIA estão o JuLIA Notify, que mantém os magistrados informados sobre pedidos de Medidas Protetivas, e um chatbot acessível via WhatsApp. Este recurso proporciona informações úteis aos usuários da Justiça, como partes e advogados, melhorando a comunicação e o acesso aos serviços judiciais.

Facebook
Veja também