Ministra lança pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira em Parnaíba
De acordo com o Governo do Piauí, essa é a primeira de mais 40 casas que serão lançadas no Brasil nesta política de interiorização.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, visitou Parnaíba (PI) nessa sexta-feira (13) para acompanhar o lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira (CMB) e da Lavanderia Comunitária. A ministra participou da cerimônia ao lado da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, e da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.
Além disso, no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), foi realizado o lançamento do Movimento Nacional pelo Feminicídio Zero, destacando o compromisso do governo federal com a proteção e o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante a visita, Cida Gonçalves enfatizou a importância de expandir a política de atendimento às mulheres, que até então era concentrada nas grandes capitais, para as cidades do interior. "Garantir que, no Piauí, tenhamos uma política pública de interiorização que só existe nas grandes capitais é de grande valia. Essa é a primeira de mais 40 casas que serão lançadas no Brasil nesta política de interiorização", afirmou a ministra, destacando a relevância da iniciativa para ampliar o acesso das mulheres a serviços de acolhimento e proteção em todo o país.
A Casa da Mulher Brasileira é um projeto integrado que oferece suporte jurídico, psicológico e social às mulheres vítimas de violência doméstica, atuando de forma conjunta com diversos órgãos, como Defensoria Pública, Ministério Público e o Poder Judiciário.
Para Zenaide Lustosa, secretária das Mulheres do Estado do Piauí, a implementação dessa unidade em Parnaíba representa um avanço significativo no atendimento às mulheres em situação de risco no estado. "Estamos avançando para os municípios com políticas de atenção às mulheres. A Casa vai funcionar com os serviços de forma integrada com: Defensoria Pública, Ministério Público, TJ e serviços de psicologia", destacou.
Casa da Mulher Brasileira
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir