Viagora

Governo dobra número de escolas climatizadas no Piauí e meta é atingir 100% em 2026

A meta é que todas as escolas estejam climatizadas até 2026, sendo a metade até o final deste ano.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) tem avançado significativamente em seu programa de modernização das escolas da Rede Estadual de Ensino. Desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, o número de escolas climatizadas mais que dobrou, passando de 20% para mais de 40% do total. Atualmente, 261 instituições de ensino estão completamente climatizadas, com a meta de alcançar a totalidade das escolas até 2026, e metade desse total até o final deste ano.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância desta iniciativa para o bem-estar dos alunos: “Estamos garantindo que os estudantes tenham mais conforto, bem-estar e possam se dedicar ainda mais aos estudos, melhorando seu desempenho.”

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGoverno dobra número de escolas climatizadas no Piauí e meta é atingir 100% em 2026
Governo dobra número de escolas climatizadas no Piauí e meta é atingir 100% em 2026

Como parte da estratégia para enfrentar o período mais quente do ano, conhecido como B-R-O Bró, a Seduc também está distribuindo 400 climatizadores móveis para as escolas que ainda não foram climatizadas. Essa medida visa minimizar os impactos das altas temperaturas sobre os alunos e o ambiente escolar.

Segundo o Governo Estadual, a climatização completa das escolas inclui a instalação de subestações pelas empresas contratadas, a aquisição de milhares de aparelhos de ar-condicionado split e a implantação de linhas de energia conectadas às subestações. A execução desses trabalhos é realizada em parceria com a Equatorial Energia Piauí, com quem a Seduc mantém um diálogo constante para garantir a eficiência do processo.

“Fazemos reuniões periódicas com o presidente e a equipe da Equatorial para alinharmos todas as ações, a fim de acelerarmos ao máximo esse processo de climatização das escolas,” afirmou Bandeira.

Facebook
Veja também