Unidades penais do Piauí realizam exame criminológico para progressão de regime
O interno que cumpre regime fechado precisará passar por esse exame para que saia do regime fechado para o semiaberto.
A Secretaria da Justiça (Sejus) do Piauí iniciou a realização de um novo exame criminológico para internos que buscam a progressão do regime fechado para o semiaberto. Esse procedimento, que se soma aos requisitos objetivos já existentes, será necessário para que os detentos possam deixar o regime fechado.
De acordo com o diretor jurídico da Sejus, Heitor Bezerra, o modelo utilizado foi inspirado na experiência do estado de Goiás. "Agradecemos ao policial penal e diretor da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, que disponibilizou toda a experiência que aquele estado já tem para que a gente pudesse importar e aplicar no Piauí", afirmou Bezerra.
Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Sejus, destacou a modernização do sistema penal piauiense. "Estamos trazendo mais uma ferramenta de gestão para o trabalho. Realizamos o projeto piloto na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite e a ideia é replicar essa prática em todas as unidades, iremos avançar para as unidades do interior", explicou Moreira.
O exame criminológico será conduzido por uma comissão composta por cinco profissionais: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário. Esta equipe será responsável por avaliar as condições do preso antes de sua transferência para um regime com maior liberdade.
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir