JuLIA do TJPI vai permitir que vítimas solicitem medidas protetivas pelo WhatsApp
O uso do WhatsApp exige o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR), garantindo que o processo seja corretamente distribuído.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançará em novembro o módulo Julia – Sentinela, um sistema de Inteligência Artificial que permitirá às vítimas de violência doméstica e familiares solicitarem Medidas Protetivas de Urgência (MPU) diretamente pelo WhatsApp. A novidade visa facilitar o acesso à justiça, ampliando os canais de comunicação do público com o Judiciário.
Segundo o desembargador José Wilson, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI (OpalaLab), o uso do WhatsApp exige o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR), garantindo que o processo seja corretamente distribuído.
“O JÚLIA – Sentinela oferece apenas mais um canal para a vítima fazer sua solicitação, mas os procedimentos processuais seguirão os mesmos após a distribuição do processo no PJe”, destacou.
Dimmy Magalhães, um dos desenvolvedores do sistema, explica que essa inovação está em conformidade com o Art. 19 da Lei Maria da Penha, que permite que a vítima solicite medidas protetivas diretamente à vara competente, sem necessidade de se dirigir a uma delegacia ou contar com representação legal.
“O JÚLIA – Sentinela está aderente à legislação vigente, reforçando o compromisso do Tribunal com a proteção das vítimas e a celeridade no atendimento às suas demandas”, afirmou.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Superior Tribunal de Justiça - STJ
-
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir