Viagora

Detran realiza Operação Trânsito Seguro no litoral do Piauí

A operação busca reduzir os acidentes nas estradas litorâneas em três cidades da região, orientando e educando motoristas durante oito dias

Nessa quinta-feira, 20 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) deu início a uma série de ações educativas e de fiscalização de trânsito no acesso às cidades turísticas e pontos estratégicos do litoral.

A Operação Trânsito Seguro visa a preservação de vidas nas rodovias litorâneas e oferece conscientização e orientação ao longo de oito dias de atividade.

Parceria entre Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual de Turismo e Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, o projeto se estende até o dia 30 de julho. Inicialmente, as equipes do Detran-PI trabalham concentradas nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Cajueiro a Praia.

Foto: Divulgação/PM-PIPolícia Militar em operação no Litoral do Piauí.
Polícia Militar em operação no Litoral do Piauí.

A Diretora Geral do órgão de trânsito, Luana Barradas afirma que a atividade pretende colaborar para a redução de acidentes de trânsito, a exemplo do que vem ocorrendo desde o início de 2023. Ela destaca que o objetivo será alcançado através de abordagens educativas e alertas acerca da postura dos motoristas ao volante nos corredores que dão acesso às praias do estado.

“O nosso trabalho começa logo na quinta-feira com a distribuição de material nos hotéis e pousadas. Nossas equipes terão um diálogo direto com os turistas para adoção de medidas de segurança no trânsito, como não assumir o volante sob efeito de bebidas alcoólicas, eleição do motorista da rodada, uso de capacete pelos motociclistas, sobre temas como sinalização, limites de velocidade e a importância do uso da cadeirinha para crianças”, declara Luana.

Daniel Carvalho, diretor da Escola Piauiense de Trânsito, fala que, especialmente neste período de férias, o grande fluxo de veículos nas estradas demanda que autoridades e motoristas tomem ainda mais cuidado. “É uma soma de forças em prol de todos no trânsito. O cidadão consciente dos perigos ao volante passa a agir com prudência e respeito à vida”, comenta.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também