OAB instaura processo contra advogada piauiense Élida Fabrícia
O Conselho Federal da OAB determinou aos órgãos competentes dentro da instituição que instaurem procedimento para apurar possível infração ético-disciplinar.
Nessa terça-feira (13), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), determinou que seja instaurado um processo contra a advogada e Conselheira Federal Élida Fabrícia, para apurar uma possível infração ético-disciplinar.
De acordo com a OAB, o processo é devido da publicação do vídeo no dia 12 de junho, onde a advogada afirmar “amar crimes passionais”, em sua rede social.
Ainda de acordo com a OAB, a advogada, que é conselheira federal da OAB pelo Piauí, comunicou ao presidente nacional, Beto Simonetti, que pedirá afastamento do cargo.
“A OAB repudia o estímulo à prática de crimes e tem atuado concretamente em defesa das mulheres, combatendo qualquer violência de gênero”, disse Simonett.
Ele declarou também que a advogada terá acesso à ampla defesa e ao contraditório.
Através de nota, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informou que as falas expressadas pela Conselheira Federal não representam o pensamento da instituição. “A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição”, diz nota.
A OAB-PI também é informado que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal. “A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso”, afirmou.
Entenda o caso
Na última segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Conselheira Federal da OAB pelo Piauí, a advogada Élida Fabrícia, publicou em suas redes sociais um vídeo onde afirmou que “ama casos criminais passionais e que os crimes combinavam com a data comemorativa”.
Após repercussão negativa nas redes sociais e mídia, a Conselheira Federal postou um segundo vídeo pedindo desculpas e explicando o intuito do que foi publicado em alusão aos Dia dos Namorados.
Veja abaixo a nota da OAB-PI na íntegra
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição.
A instituição, através de todos os seus membros e membras, é reconhecida por trabalhar para combater as violências, especialmente a violência contra mulher infelizmente ainda tão frequente em nosso Estado.
A OAB-PI enfatiza que Advogados e Advogadas trabalham em função da Justiça no respeito aos direitos e são importantes atores na prevenção de crimes de maior proporção.
A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso.
-
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir