Fundef: projeto de lei do Governo do Piauí regulamenta decisão do STF
De acordo com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 528, não era permitido o pagamento de pessoal na primeira parcela.
O Governo do Piauí enviou para a Assembleia Legislativa do Piauí, um Projeto de Lei (PL) que regulamenta o repasse dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para os profissionais do magistério. A medida é a primeira do país, e é voltada para garantir o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto aos valores dos precatórios do Fundef a serem repassados aos profissionais da educação.
De acordo com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 528, não era permitido o pagamento de pessoal na primeira parcela. Agora. Com o PL do governo do Piauí, os professores que trabalharam com o magistério na rede pública estadual entre 1997 e 2006 terão o direito de receber 60% do montante de pouco mais de R$ 500 milhões referente à segunda parcela dos precatórios. O PL define os critérios e regras de rateio do recurso de modo que ele seja distribuído para os profissionais que têm direito.
Segundo o governo, o valor dos precatórios deveria ter sido repassado pelo Governo Federal ao Estado em julho e, até agora, o Governo não recebeu nenhuma quantia. Antônio Neto, secretário de Governo, os valores a serem repassados ao magistério referem-se tão somente à parcela que ainda será creditada no caixa do Estado.” Os valores a serem repassados ao magistério referem-se tão somente à parcela que ainda será creditada no caixa do Estado. Desse valor total, que irá ingressar nos cofres do Estado, será destinado 60% para o magistério”, esclarece.
Ainda segundo o secretário, a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), está ciente da decisão do STF que não permitiu o pagamento de pessoal usando a primeira parcela, que foi creditada ao Estado em 2020. “Somente depois, uma Lei autorizou o pagamento ao magistério, daí porque o Governo está mandando um projeto de lei para a Alepi visando regulamentar a forma de repasse, bem como os professores que serão beneficiados”, concluiu.
Projeto de Lei
Supremo Tribunal Federal - STF
-
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais o mercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir