Viagora

IFPI lança edital com 4.125 vagas em cursos técnicos para 2023

De acordo com o edital, as matriculas podem ser realizadas através do site do instituto, do dia 03 de outubro a 06 de novembro.

Nesta segunda-feira (12), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), divulgou o edital do Exame Classificatório com 4.125 vagas nos cursos técnicos para o período letivo de 2023.

De acordo com o edital, as vagas são ofertadas nas cidades de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. Os interessados podem ingressarem três modalidades: integrada ao ensino médio, para quem está concluindo o ensino médio; concomitante, para aqueles quem irá cursar no ano de 2023 o ensino médio em outra instituição, e para aqueles que tiverem concluído o ensino médio até a data de matrícula.

Confira o edital

Ainda de acordo com o edital, as matriculas podem ser realizadas através do site do IFPI, do dia 03 de outubro a 06 de novembro. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20 reais, pode ser efetuado até o dia 07.

Segundo informações disponibilizadas no edital, as vagas para isenção da taxa de inscrição será 20% do total de vagas, que deve ser solicitada no período de 12 a 23 de setembro, através do site do Instituto de Educação. Para efetuar a solicitação é necessário cadastrar os dados necessários, responder o questionário socioeconômico, anexar a documentação listada no edital e selecionar o Campus ao qual pretende concorrer, após isso, o pedido passará por análise, e o resultado será divulgado no dia 30 de setembro. O instituto alerta que mesmo após aprovação da taxa, é necessário realizar a inscrição no exame.

Ainda segundo o edital, o candidato transexual, travesti ou transgênero, se desejar, pode solicitar o nome social, tem o prazo de 12 a 23 de setembro para fazer o pedido através do site da Instituição.

Conforme o edital, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão pela análise fenotípica, para validação de Autodeclaração Étnico-racial. O IFPI alerta que o não encaminhamento dos documentos previstos no período informado ou tiver a analise fenotípica indeferida, pode acarretar em um remanejamento do candidato a concorrer às vagas de ampla concorrência.

Facebook
Veja também