Regina Sousa se reúne com membros da Academia Piauiense de Cultura
Segundo o Governo do Piauí, a APC terá uma sede em Parnaíba e tem o objetivo de difundir e defender a cultura piauiense, dando uma visibilidade a todas as formas de expressão da mesma.
Nessa sexta-feira (15), a governadora do Piauí, Regina Sousa, recebeu os futuros integrantes da Academia Piauiense de Cultura (APC) no Palácio de Karnak, localizado no Centro de Teresina. A posse dos membros acontecerá no dia 29 de julho.
De acordo com o governo do Estado, durante o momento estiveram presentes Paulo César Lima, Sônia Terra e Nilson Ferreira. A APC terá uma sede em Parnaíba e irá buscar manter uma convivência saudável com as diversas Academias de Letras e com o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, reponsáveis por cumprir suas respeitadas atribuições.

O presidente da Academia Paulo César Lima, ressaltou a união entre as instituições que é fundamental na promoção de eventos culturais.
“Juntos podermos estabelecer parcerias na promoção de eventos culturais que beneficiem a população, sobretudo que alcancem os segmentos ainda carentes de maiores oportunidades culturais”, afirmou.
Segundo o Governo, a proposta da APC é difundir e defender a cultura piauiense, dando uma visibilidade a todas as formas de expressão da cultura, como teatro, dança, literatura, folclore, lendas, artes plásticas, fotografias entre outras.
“A ideia é tornar todos os talentos artísticos, intelectuais conhecidos do grande público”, afirmou o acadêmico Nilson Ferreira.
A acadêmica Sônia Terra que esteve presente no momento, disse que além de dar visibilidade, a Academia Piauiense de Cultura também irá permitir a ampliação da discussão sobre a diversidade cultural do Piauí. “Além de divulgar os artistas, também queremos dar visibilidade aos potenciais talentos existentes no nosso estado, para que toda a população do Piauí e do Brasil tome conhecimento. Afinal, a cultura é o que nos move”, ressaltou.
APC
Esta é a segunda Academia Piauiense de Cultura do Brasil, a instituição é precedida somente pela Academia Cearense de Cultura – ACECULT no país, criada em 29 de setembro de 2016 e pela Academia Brasileira de Cultura, criada em dezembro de 2021 no Rio de Janeiro.
Conforme o Governo do Piauí, a referência para a construção do APC foi o formato da ACECULT, contando com a consultoria do historiador e Advogado José Luís Lira, idealizador da Academia Cearense de Cultura.
Por fim, o Governo informou que os acadêmicos da APC moram em diversas cidades do Piauí e em outros Estados do Brasil. Além disso, um dos seus membros acadêmicos reside em Lisboa, capital de Portugal. Porém, a distância que os separa não inviabiliza a realização das atividades, porque as reuniões da academia acontecerão de forma semipresencial.
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir