Viagora

Justiça do Piauí registra quase 175 mil baixas processuais em 2022

Conforme o Tribunal de Justiça do Piauí, os dados foram coletados pelo "Baixômetro" painel que monitora o Judiciário.

No ano de 2022 foi registrado pelo Primeiro Grau de Jurisdição quase 175 mil baixas processuais. Os dados foram coletados pelo Baixômetro, painel de monitoramento de baixas processuais do Judiciário piauiense.

Conforme o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Varas, Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Turma Recursal foram responsáveis pelo cumprimento de 84,4% da meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) no ano de 2022. Ao todo, Primeiro e Segundo graus já superaram a meta de 206 mil processos baixados neste ano.  

De acordo com a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), existe a colaboração para o cumprimento da meta de baixas processuais através do programa “Baixar para Avançar”, responsável pelo aceleramento de trâmites processuais e unidades judiciárias que possuem alto índice de processos congestionados.

Segundo o desembargador-corregedor, Fernando Lopes, as unidades de Primeiro Grau recebem listas de processos passíveis de baixa, com o objetivo de aumentar a produtividade na resolução dos casos.

“Alcançar essa meta tão importante é motivo de comemoração. A baixa é uma das etapas mais importantes de um processo judicial. Significa que a ação foi definitivamente encerrada. Trabalhamos em equipe e agradeço aos servidores que estão desenvolvendo o efetivo trabalho de concretizar esses números, para atingir as metas do Conselho Nacional de Justiça”, destacou o desembargador.

Facebook
Veja também