Aneel aprova nova tarifa da Equatorial Piauí e energia fica mais cara
A distribuidora atende mais de 1 milhão de unidades consumidoras, totalizando 1,41 milhão em 224 municípios piauienses.
Foi aprovado nessa terça-feira (29), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Equatorial Piauí.
De acordo com o Governo do Piauí, a distribuidora atende mais de 1 milhão de unidades consumidoras, totalizando 1,41 milhão em 224 municípios piauienses. Essas novas tarifas entram em vigor a partir do dia 02 de dezembro de 2022.
Confira o efeito médio do reajuste tarifário sobre as tarifas vigentes:
Baixa tensão média: 17,89%
Alta tensão média: 24,98%
Consumidores residenciais – B1: 16,69%
Efeito Médio para o consumidor: 19,30%
Segundo o governo, os itens que tiveram maior impacto foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia. Uma medida importante no processo da tarifa, foi a aplicação pela Agência da Lei n° 14.385/2022, que trata do repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Confins.
A medida possibilita reverter em favor dos consumidores, cerca de R$ 275 milhões, o que reduz o reajuste tarifário em 11,55%.
Equatorial Piauí
-
III Feira da Fartura de Esperantina tem início na comunidade Lagoa Seca
O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), celebra a agricultura familiar, valoriza os produtos da terra e fortalece a economia local. -
Governo do Piauí realiza leilão de imóveis com lances online
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10), dando início ao processo de venda pública de 14 lotes, sendo 5 urbanos e 9 rurais. -
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir