Wellington defende implantação de Universidade das Nações Unidas
O governador ressalta que Consórcio Nordeste e o Fórum dos Governadores, assim como Supremo Tribunal Federal (STF), apoiam o projeto dessa construção.
Nessa sexta-feira (26), o governador Wellington Dias defendeu a criação de uma Universidade das Nações Unidas durante Cerimônia de Entrega do Prêmio Segurança Humana, o Prêmio de Alta Honra e Distinção da América Latina, que ocorreu em Belém, no plenário Oswaldo Pojucan Tavares, Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
Segundo o governo do estado, estavam presentes no evento, os órgãos e entidades ligadas à promoção da segurança pública no Brasil, em especial o Comitê Permanente da América Latina de Prevenção do Crime (Coplad), que realizou a premiação e concedeu a honraria.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Wellington Dias em evento no Pará.
O Coplad faz parte do Programa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud). Segundo o governo, o órgão é vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) e possui 19 países-membros que buscam discutir e promover melhorias para temáticas como crime organizado transnacional, justiça criminal e de gênero e situação carcerária do preso.
Durante o evento, o governador do estado ressaltou que o Consórcio Nordeste e o Fórum dos Governadores, assim como Supremo Tribunal Federal (STF), apoiam o projeto de construção de uma Universidade das Nações Unidas para Segurança e Prevenção Social no Brasil.
“A violência afeta de modo muito particular a qualidade de vida do povo brasileiro e o nosso Nordeste. Defendemos que precisa ser trabalhado com a ciência, um caminho seguro para ações preventivas, ações ostensivas e de ressocialização. Integrando o setor público, setor privado, social, educação, saúde, esporte, cultura, trabalho. Além dos Municípios, Estados e União com medidas integradas com os 3 poderes. E sempre seguindo a ciência, a partir de pesquisas e evidências para bons resultados”, explicou.
Wellington Dias também destacou os trabalhos executados pelo desembargador Edvaldo Moura, que também defende o projeto de Universidade, assim como o ministro homenageado Kassio Nunes Marques.
“O Nordeste brasileiro trata o tema da segurança como prioridade das prioridades e precisamos efetivar o Plano Nacional e Integrado de Segurança do Brasil e o Fundo Nacional. Assim como temos um fundo com fonte garantindo um mínimo de recursos anualmente para educação e saúde, precisamos com a mesma prioridade tratar do tema da segurança. Assim apoiamos com muito entusiasmo a implantação no Brasil. Pela ONU, da Universidade das Nações Unidas para Segurança e Prevenção Social”, afirma.
No evento também estiveram presentes o Chefe da Casa Civil, Iran Lima, representante o Governo do Estado, o presidente e juiz da Corte Nacional de Justiça da República do Equador, Iván Patrício, a presidente do TJ-PA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, assim como, a ministra da Justiça do Paraguai e Representante do MERCOSUL, Cecília Perez, o professor e jurista Edmundo Oliveira, mentor e principal articulador do evento e Coordenador Geral do COPLAD, a Representante do Brasil no Coplad, Tracy Reinaldet e entre outras autoridades.
O homenageado da premiação foi o ministro piauiense do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, que recebeu a honraria reconhecida pela Coplad.
De acordo com o Comitê, a escolha do homenageado é baseada na Resolução nº. 008/2005, no qual consta que são considerados “os inestimáveis serviços prestados ao povo e ao Estado do Pará por aqueles que, numa labuta profissional incessante na busca do desenvolvimento neste Estado, de forma desprendida de qualquer interesse pessoal, competência técnica e postura ética, enobrecem e servem de exemplo a todos”.
O ministro agradeceu a honraria e afirmou que deve manter sua atuação para melhoria da segurança pública no estado. "Agradeço a concessão da medalha, prometo manter em minha atuação como magistrado e como cidadão, conduta e convicções em benefício do coletivo e para a construção de uma sociedade mais justa” declarou Kassio.
Organização Mundial da Saúde - OMS
Wellington Dias
Supremo Tribunal Federal - STF
Governo do Piauí
-
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir