MP-PI expede recomendação à SEMAM e SEMAR sobre aguapés nos rios
De acordo com o Ministério Público, a decisão foi tomada levando em consideração que os resíduos gerados pela poluição resultam no surgimento de aguapés.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 24ª promotoria de Justiça, expediu recomendação à Secretaria Municipal de Meio ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), para que seja solucionado o problema dos aguapés nos rios Poti e Parnaíba em Teresina.
De acordo com o Ministério Público, a decisão foi tomada levando em consideração que os resíduos gerados pela poluição resultam no surgimento de aguapés, que são plantas com capacidade de retirar toxinas da água, no entanto, se proliferam desenfreadamente formando um tapete verde sobre o rio, impedindo a pesca, a navegação, além de causar danos à fauna aquática.
- Foto: Kelvyn Coutinho/Viagora
Aguapés no Rio Poti.
Segundo o MP, foi observado a necessidade de atuação preventiva, considerando que no ano de 2019 inúmeras diligências foram feitas para se retirar os aguapés e gerou alto custo aos cofres públicos, além de danos ao meio ambiente. Um outro fator que influencia a ação preventiva é que estão se aproximando os meses com menor fluxo de águas no Rio Poti, de setembro a dezembro, época em que há crescimento de plantas aquáticas que podem causar danos à fauna aquática.
Diante disso, o MPPI recomenda que a SEMAM e a SEMAR adotem medidas com o objetivo de evitar a proliferação das plantas aquáticas pelo despejo irregular de resíduos urbanos sem tratamento diretamente nos rios. O descumprimento implicará na adoção de medidas administrativas e ações judiciais cabíveis.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Semam
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir