Viagora

MP e FFP firmam termo para combater racismo em estádios no Piauí

A proposta surgiu após o acontecimento do caso de injúria racial contra um jogador de um time piauiense.

Uma iniciativa da Federação de Futebol do Piauí (FFP) em conjunto com o Ministério Público do Piauí instaurou um termo de ajustamento de conduta para o enfrentamento e o combate de condutas discriminatórias em estádios do Piauí.

A proposta surgiu após o acontecimento do caso de injúria racial contra um jogador de um time piauiense. Na ocasião, o zagueiro Alan estava atuando em uma partida, em fevereiro deste ano,  quando foi chamado de “macaco” por um torcedor. O ocorrido foi parar no Tribunal de Justiça Desportivo e chegou ao Ministério Público do Piauí.

  • Foto: Divulgação/MPPIReunião para tratar o termo.Reunião para tratar o termo.

O termo acordado possui 15 cláusulas que fica de responsabilidade da entidade desportiva desenvolver uma série de ações em parceria com os clubes de futebol e conselhos de igualdade raciais e humanos. As primeiras medidas a serem implantadas serão campanhas de conscientização dessas práticas criminosas, além de faixas que serão exibidas nos estádios.

O documento também prevê que as denúncias poderão ser apresentadas ao disque 100 de Direitos Humanos e à ouvidoria do próprio Ministério Público. Em caso de descumprimento dos termos de compromisso, a federação poderá pagar uma multa diária no valor de R$ 500,00.

Facebook
Veja também