PROCON instaura processo contra empresa Multimarcas Consórcios
A medida foi tomada em virtude de inúmeras denúncias de que as empresas estariam praticando publicidade enganosa.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), do Ministério Público do Piauí, instaurou processo administrativo contra a administradora de Consórcios Multimarcas Ltda e de suas representantes comerciais. A medida foi tomada em virtude de inúmeras denúncias e reclamações recebidas pelo órgão ministerial de que estas empresas estavam praticando publicidade enganosa ao assegurarem, no momento da venda, que os consumidores seriam contemplados na assembleia seguinte à assinatura do contrato.
- Foto: MP-PI
Nivaldo Ribeiro, Coordenador-Geral do Procon-PI.
O Procon informa que a abordagem utilizada pela empresa por meio de seus prepostos é ilusória, apenas para angariar clientela, sendo vedada pelo artigo 37, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
"O consumidor é a parte mais fraca da relação de consumo e acaba por acreditar na promessa de crédito fácil e sem burocracia preconizada pela reclamada, entretanto, apenas percebe que foi vítima de publicidade enganosa ao não receber o crédito de acordo com o que foi prometido", explica o promotor de justiça Nivaldo Ribeiro, Coordenador-Geral do PROCON/PI.
O PROCON alerta que o consumidor deve ficar atento a estas promessas e apenas contratar um consórcio após bastante pesquisa e tendo ciência de como este contrato funciona. Assim, é importante seguir as dicas abaixo:
A Administradora de consórcio deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil para funcionar.
Antes de contratar, pesquise junto ao PROCON e na internet se a empresa possui reclamações anteriores.
A contemplação não tem data marcada, assim o vendedor não pode fazer esta promessa ao consumidor, mesmo que seja em caso de urgência.
Consórcio não é indicado para pessoas que precisam comprar bens ou serviços com urgência.
Consórcio não tem juros, mas tem taxas de administração, fundos de reservas e outras.
O valor das parcelas pode sofrer variação pois o tipo de bem ou serviço a ser adquirido tem influência de determinados reajustes, sendo necessário para que a carta de crédito não perca o seu valor de compra no mercado.
Fique atento às demais condições exigidas pela administradora quando ocorrer a contemplação, tais como comprovação de renda, nome limpo, fiador/avalista dentre outros.
Outro lado
O Viagora procurou a empresa Multimarcas Ltda para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.
Procon-PI
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir