CNJ apura supostas promoções ilegais a servidores do TJ-PI
O Tribunal de Justiça do Piauí teria elevado servidores ocupantes de cargo de nível médio ao cargo de Analista Judiciário.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instaurou Pedido de Providências (PP) para apurar possíveis ilegalidades cometidas pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Segundo o CNJ, há indícios de que o TJ-PI teria violado a regra constitucional do concurso público ao elevar servidores ocupantes de cargo de nível médio ao cargo de Analista Judiciário. O despacho foi assinado no dia 02 de outubro de 2018 pela conselheira relatora Daldice Santana.
- Foto: Abdias Pinheiro/ Agência CNJ
Conselheira Daldice Santana.
De acordo com informações colhidas em um Procedimento de Controle Administrativo (PCA) o TJ-PI teria implementado, nos últimos anos, verdadeiras ascensões/transposições funcionais, em dissonância com a jurisprudência há muito consolidada no Supremo Tribunal Federal e cristalizada no texto da Súmula Vinculante nº 43.
- Foto: Divulgação / TJPI
Presidente do TJ-PI, Erivan Lopes.
A Súmula Vinculante nº 43 diz que “é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”.
O CNJ intimou o Tribunal de Justiça do Piauí para que apresentasse, no prazo de 40 dias, as informações que entendesse cabíveis, bem como o levantamento detalhado de todos os servidores nessa situação. Daldice Santana também solicitou a apresentação dos fundamentos legais utilizados para a realização desses enquadramentos, assim como os atos administrativos que os efetivaram, e ainda sobre a existência de possíveis ações judiciais acerca dessas transposições. Todos os servidores envolvidos deveriam ser notificados.
No dia 05 deste mês, o TJ-PI tornou público, em seu site, por ordem de Erivan Lopes, o despacho da relatora para cientificar os trabalhadores sobre o caso para que possam ingressar no procedimento na qualidade de terceiros interessados, caso queiram.
Outro lado
O Viagora tentou entrar em contato como presidente do Tribunal de Justiça Erivan Lopes na tarde de hoje (10), mas ele não atendeu as ligações. O espaço está aberto a posicionamentos.
Conselho Nacional de Justiça
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir